SAÚDE



_________________________________________________________________________________

Anabolizantes, a droga do momento

 Camila Mendonça



Há algum tempo, a mídia acompanha o caso do cantor baiano Netinho, que descobriu um tumor benigno no fígado há mais de um mês, após se queixar de dores fortes nas coxas, quando voltava de um treino intenso. Netinho passou por exames e uma ressonância, identificou que ele teria rompido um músculo da perna, além de apresentar algumas alterações no fígado. Segundo o site de informações do G1/ Bahia, o cantor começou a ter hemorragias após realizar uma biópsia hepática. Infelizmente o quadro de Netinho é uma gangorra, uma hora ele apresenta quadro de melhoras e em outros momentos, já não é tão feliz nos procedimentos. 

Foto:  Divulgação
Bem, queridos leitores começo dando ênfase ao quadro do cantor, pois segundo  relatos de médicos que acompanham Netinho, os problemas que o “muso” vem enfrentando, podem estar relacionados com o uso abusivo de anabolizantes feitos pelo cantor em início de carreira. Entretanto, todos sabem, que o uso de esteroides anabolizantes, deve ser feito apenas sob prescrição médica, em caso de pessoas que têm dificuldade em desenvolver testosterona, hormônio masculino produzido pelos testículos, que ajudam (nos homens), no crescimento de músculos e desenvolvimento de suas características sexuais masculinas, como pelos e voz grossa.

Os principais esteroides que podem ser encontrados no Brasil são: durateston, deca-durabolin e androxon, mas ainda àqueles usados para o desenvolvimento muscular de animais como o ADE, por exemplo, que nada mais é do que vitaminas do complexo A, D e E, para o uso injetável em animais com carências dessas vitaminas, porém esse complexo vem sido cada vez mais usado por pessoas que buscam a melhora no seu desempenho estético. Sendo que o uso destes componentes podem causar inflamações ou inchaços no local da aplicação, podendo até levar a amputação dos membros em alguns casos.

Fato é que o uso de anabolizantes, tem se tornado cada vez mais procurado por jovens que querem aumentar a massa magra à curto prazo e diminuir o porcentual de gordura. Na prática isso acontece mesmo, posso afirmar, porque conheço pessoas que fazem uso e o efeito é aparente, pois até mesmo quem já foi muito magro um dia, consegue uma evolução perceptível em seu corpo. No entanto, este efeito é considerado à curto prazo por especialistas, já que este é apenas um disfarce no tecido muscular, podendo voltar o corpo ao seu estado normal, caso esse uso seja suspenso.
Foto: maissauderevista
O uso constante causa a dependência dos anabolizantes. Alguns sintomas causados nos homens que fazem o uso são: redução na produção de esperma, impotência e calvície, já nas mulheres, podem começar a apresentar características masculinas como voz grossa, aumento de pelos e também a queda dos cabelos. Em ambos, o efeito pode ser muito pior, colaborando para o aparecimento de tumores no fígado, alteração no colesterol, ataque cardíaco e acne, consequente do aumento de oleosidade na pele.

Bem, pessoas é isso, deixo aqui a minha colaboração, sobre o assunto, querendo deixar claro que o texto não pretende estabelecer nenhum caráter preconceituoso sobre pessoas que fazem o uso, apenas alertar para os sinais prejudiciais à saúde.

Espero que tenham gostado!



________________________________________________________________________________


Gripe e resfriado. Conheça a diferença


A mudança de tempo influencia na melhora ou piora dos sintomas de doenças respiratórias

Djalma Júnior

Todos os anos, com a aproximação do inverno, começamos a nos preocupar em evitar as doenças respiratórias que popularmente chamamos de gripe. Apesar de usarmos esse termo de forma genérica para nos referirmos a sintomas como nariz entupido, espirros e dor de cabeça, a gripe e os resfriados são causados por vírus diferentes e apresentam algumas características que permitem a sua diferenciação.

Os vírus circulam pelo corpo por meio da corrente sanguínea
Segundo especialistas, a gripe é causada pelo vírus influenza. Seus sintomas geralmente aparecem de forma repentina, com febre, vermelhidão no rosto, dores no corpo e cansaço. Entre o segundo e o quarto dia, os sintomas do corpo tendem a diminuir enquanto os sintomas respiratórios aumentam, aparecendo com frequência uma tosse seca.

A febre é o sintoma mais evidente e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios, como tosse, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se, em geral, por três a quatro dias após o desaparecimento da febre. É uma doença muito comum em todo o mundo, sendo possível uma pessoa adquirir influenza várias vezes ao longo de sua vida. Também é frequentemente confundida com outras viroses respiratórias e, por isso, o seu diagnóstico de certeza só é feito mediante exame laboratorial específico.

Já o resfriado é causado, na maioria das vezes, por rinovírus. Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais. A congestão nasal também é comum nos resfriados, porém, ao contrário da gripe, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre ou apenas febre baixa.

Prevenção

A vacina é a melhor maneira de evitar a gripe e suas complicações. Todos os anos, é necessário receber uma nova dose, já que a sua composição é alterada de acordo com o tipo de vírus mais provável de se disseminar. A vacina previne aproximadamente 70-90% dos casos de gripe, mas não protege contra outras infecções respiratórias, como o resfriado. O efeito preventivo da vacina é observado cerca de duas semanas após a sua administração. Por isso, a aplicação da vacina deve ser feita antes do inverno, época em que ocorrem os maiores índices de infecção.

Como o vírus utilizado na vacina foi inativado em laboratório, não é possível que a vacinação provoque gripe. As reações adversas que podem ocorrer costumam ser leves, como: dor no local da injeção, febre e mal-estar, que duram um ou dois dias. Há evidências de que quem recebe a vacina todos os anos desenvolve maior resistência à doença, por isso, todas as pessoas que tiveram acesso à vacina devem recebê-la anualmente. Para o resfriado, ainda não há vacina disponível.

Reconheça a diferença entre a gripe e o resfriado:




Fonte: www.minhavida.com.br Fotos: Divulgação

_________________________________________________________________________________

Organizando as refeições

Camila Mendonça

 
Olá leitores queridos, hoje trago uma dica muito legal para vocês que assim como eu, não têm muito tempo para se alimentar direito por conta dessa vida corrida que levamos.  Bem, o primeiro passo, é ter vontade de comer bem e não se contentar com as “besteirolas”, vendidas nas lanchonetes por aí.

 Dicas:

1-Organize sua geladeira no fim de semana, coloque os alimentos mais saudáveis e nutritivos a sua vista, como as frutas e legumes, por exemplo, assim você não terá desculpas para não comê-los.

2-Tente manter um plano alimentar. Faça a comida no fim de semana e coloque-as separadas em vasilhas para ir levando (as famosas marmitas). Assim você também economiza tempo e dinheiro.


foto: blog Clarissa nutricionista


 3-Para levar as refeições, que tal uma bolsa térmica pra ajudar a manter a temperatura do alimento fora da geladeira?!



foto: Casajoka


4-Nos lanches da tarde que tal frutas, iogurtes, sucos, sanduíches naturais, ao invés de pastéis fritos, salgadinhos e refrigerante.

 5-Não esqueça também de manter uma garrafinha de água sempre a mão. O ideal é beber de dois a três litros por dia.

E aí gostaram?! Dicas simples, mas que podem fazer uma grande diferença no bolso e na sua saúde.


E se vocês ainda têm vontade de se exercitar, mas não tem tempo para ir a academia, deixo aqui um site muito legal que ensina a fazer exercícios em casa   
 
_______________________________________________________________________________

O câncer, Angelina e a coragem
                                                                                                                                    

 Camila Mendonça


                                                                                                                           
Em um artigo de opinião publicado nessa terça feira (14), no jornal internacional The New York Times, a atriz Angelina Jolie, revelou ter se submetido a uma dupla mastectomia (retirada dos seios), após descobrir com exames que havia uma predisposição genética para o câncer de mama, causada por uma mutação no gene BRCA¹ (Breast Cancer) , ou seja, um gene de susceptibilidade ao câncer de mama, classe de genes conhecidos como supressores de tumor, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o INCA. 

Após saber dos médicos que o seu risco para desenvolvimento da doença era de 87% nas mamas e cerca de 50% nos ovários, logo resolveu fazer a cirurgia. “Uma vez que eu sabia que esta era a minha realidade, decidir ser proativa e para minimizar o risco tanto quanto poderia. Tomei a decisão de ter uma dupla mastectomia preventiva”, relatou, ela que conseguiu após o procedimento reduzir as chances para 5%. 

A atriz deu início ao processo delicado de cirurgias em fevereiro, se estendendo até o mês de abril, onde realizou o último procedimento neste intervalo de três meses, que foi a reconstrução das mamas com um implante. 

Jolie é casada com Brad Pitt e tem seis filhos, sendo três adotivos. A eles ela fez uma pequena declaração. “Eu posso dizer aos meus filhos que eles não precisam temer me perder para o câncer”, declarou.  

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.  A estimativa de novos casos no ano de 2012 foi de 52.680, o que mostra que os casos vêm tendo relevância tanto em países desenvolvidos como em países em desenvolvimento. 

Os dados mostram que infelizmente o câncer de mama ainda atinge com maior frequência as mulheres com mais de 50 anos e por serem descobertos tardiamente na maioria dos casos, causam mais mortes, mas estudos recentes mostram que esses números vêm crescendo entre as mulheres mais jovens. 

Para o especialista, Dr. Dráuzio Varella, inúmeros fatores colaboram para o aparecimento mais precoce da doença. A nova realidade de mulheres que menstruam mais cedo, menopausas cada vez mais tardias, entre outros fatores possíveis para a entrada de hormônios no nosso organismo. Entre eles, pode ser citado também, o consumo desenfreado de alimentos industrializados e a falta de exercícios físicos - que pode ajudar bastante a reduzir essa propagação de hormônios-, enfim fatores infinitos que tornam as mulheres mais vulneráveis a ação dos hormônios femininos como estrógenos, progesterona e consequentemente exercem grande impacto no aparecimento da doença.  

Mas nem tudo está perdido, porque o câncer que nas últimas décadas, vêm aumentando entre as mulheres com menos de 50, também é o que tem mais chance de cura se descoberto no início, por isso é essencial à realização de exames com frequência e o autoexame feito pela própria mulher, com simples toque nos seios, durante o banho ou na frente do espelho. 

*Dados estatísticos e estimativas de caso, fonte INCA. 



 


_________________________________________________________________________________


Cozinhando a vapor




Camila Mendonça




















Hoje o ‘Além da Moda’ resolveu dá uma dica muito bacana de como cozinhar os alimentos no vapor. Um dos vários processos de cocção utilizados por especialistas da culinária. Esta prática de cozinhar os alimentos ajuda na hora de preservar os nutrientes que muitas vezes são perdidos quando cozinhados de outra maneira. As pessoas costumam utilizar com mais freqüência o método de colocar os alimentos na panela com água e deixá-lo cozinhar até chegar ao ponto.



Segundo especialistas da área gastronômica, o cozimento a vapor tem somente uma pequena diferença dos cozimentos tradicionais. Ao invés de colocarmos as verduras e leguminosas na água, podemos usar algum tipo de panela com furinhos, podendo ser um coador de alumínio ou até mesmo um escorredor de macarrão, desde que este se encaixe perfeitamente em outra panela onde iremos adicionar uma quantidade pequena de água, de forma que ela fique banhando, mas não muito, a panela de furinhos que está sobre ela. 



Feito isso, corta-se os alimentos desejados em rodelas ou cubinhos para facilitar a entrada do vapor quando a água de baixo já estiver fervendo. Os alimentos mais próprios para a cocção são batatas, de preferência com casca, aspargos, cenoura, brócolis, chuchu, salsão, pimentão, cebola e outros, desde que sejam durinhos e não possuam muita água.






Outro fator importante para aumentar a eficácia e permanência dos nutrientes nos alimentos é o uso da tampa nas panelas, enquanto cozinham no vapor. Em alguns casos, já existem panelas específicas para este tipo de cozimento. Evite também abrir demais a tampa, pois isso pode fazer com que os nutrientes sejam perdidos aos poucos.



Para dar mais sabor à refeição pode também ser acrescentados temperos a gosto, como alecrim, alho em flocos, pimenta do reino e outras ervas que ajudam a deixar as verdurinhas mais saborosas.



E então, tenha um bom apetite.






_________________________________________________________________________________




O mal dos alimentos refinados



                                                                                                     Camila Mendonça







   Batata frita, sal, açúcar, óleo, biscoitos, farinha, são poucos os que conseguem resistir as tentações que levam em sua receitas esses alimentos como principal ingrediente.  Para o especialista da Universidade Federal da Bahia, Dr. Fernando Hoisel, a substituição dos alimentos integrais pelos alimentos refinados ocorre devido à durabilidade que produtos processados podem oferecer em relação aos produtos mais naturais. Segundo ele durante o processo de refinamentos, esses alimentos perdem mais de 80 nutrientes da sua composição e ganham sete substâncias duvidosas, que lhes conferem a cor branca e o aspecto mais seco, é o caso da farinha e do açúcar.


   Mesmo sabendo que o uso excessivo desses alimentos pode causar doenças como a obesidade, hipertensão, diabetes e problemas cardíacos, ao passo que esses alimentos foram se tornando cada vez mais disponíveis para a comercialização, seu consumo também aumentou. Dados trazidos por ele indicam, por exemplo, que o consumo do açúcar a 80 anos atrás era equivalente a 4 Kg por pessoa o que atualmente equivale a 70 Kg ao ano por pessoa. O problema é que devido a grande demanda, esses vilões alimentícios estão disponíveis mais facilmente no mercado e com custo inferior, comparado aos produtos orgânicos e saudáveis.

    Outro fator que explica o consumo exagerado dos carboidratos refinados é a correria do dia a dia, muitas pessoas alegam não ter tempo para se alimentar bem e acabam por cair nas graças do vilão.
Com o uso mais abusivo desses alimentos, não é a toa que podemos perceber agora em diversos meios de comunicação a preocupação em informar para a população sobre os perigos dos refinados. A OMS ( Organização mundial de saúde)  adverte que “os adultos deveriam consumir menos de 2 gramas de sódio, ou seja  menos de 5 gramas de sal, ou pelo menos 3,51 gramas de potássio por dia", disse a agência em comunicado para o  G1.

     Bem, o ideal é ir tirando aos poucos o hábito da maioria das pessoas em ter o saleiro sempre a mesa, no começo é difícil para aqueles que desde pequenos já tem o hábito de comer freqüentemente frituras e comidas carregadas no sal, mas para aliviar a sua dúvida, abaixo listei algumas dicas que você pode usar para substituir alguns dos alimentos refinados e consumir alimentos mais saudáveis.





- Troque o sal por temperos diversos como pimenta do reino, manjericão, orégano, coentro, limão, cebolinha, alho e se quiser acrescente apenas uma pequena quantidade de sal nada que ultrapasse o consumo indicado.

- substitua o açúcar refinado pelo açúcar orgânico ou adoçante.

- Evite o uso abusivo de refrigerantes e comidas fast foods que carregam muita gordura e sal em seu preparo.

- Beba bastante água, além de evitar a retenção de líquido ajuda a manter o corpo hidratado.

-  Adicione frutassaladas e legumes em seu cardápio diário e prefira os alimentos integrais.

   Fonte : Diário da sáude, postado em: 14/07/2011










_________________________________________________________________________________



Micose nas unhas. Saiba como prevenir


Camila Mendonça



Assim como as micoses comuns de outras partes do corpo, as micoses que aparecem nas unhas dos pés e das mãos também são conseqüências dos fungos. Os fungos causadores das micoses de unhas se alimentam da queratina existente em grande quantidade nessas regiões das unhas. Isso porque as unhas são tecidos ricos em queratina, no entanto, as mesmas oferecem o alimento perfeito para a sobrevivência dos fungos e a proliferação deles. Unhas infectadas por micose podem ser identificadas através de algumas irregularidades, como cor escura ou manchas brancas, opacas, além de descamarem facilmente, causando a quebra delas.
Quando lesionada, a cutícula torna se uma porta de entrada para os fungos nas unhas quando esta não é tratada da maneira correta. Dependendo do caso até o tratamento é complicado isso porque na maioria das vezes, eles se localizam na placa ungueal (unha). Nesse local, que fica em baixo de toda lâmina ungueal, os fungos ficam mais protegidos, e por isso, é mais difícil para os antifúngicos atingi-los e eliminá-los. Então neste caso, antes que o pior aconteça o melhor prevenir. 







Com algumas dicas simples é possível prevenir as micoses nas unhas, vejam como é fácil:

- Evite andar descalço pela areia da praia, pois quando andamos em praias com areias contaminadas, corremos o risco de ser contaminado por bactérias causadas por fezes de animais e até mesmo pelo lixo jogado na areia

- Cuidado com os animais de estimação, estes  bichinhos podem estar com pelagem contaminada por fungos e por tabela nos contaminando através do contato com eles
.
- Evite usar Instrumentos de manicures, como alicates, tesouras e afastadores não esterilizados. O ideal é que você monte um kit somente para o seu uso.

- A imunidade baixa é uma grande oportunidade para a entrada de qualquer tipo anomalia no nosso corpo e não somente a facilidade para a proliferação de fungos,cuide da sua saúde, mantendo uma boa alimentação.

- Evite andar descalço em banheiros públicos, hotéis, motéis ou vestiários de clubes e escolas.

Fonte : Derma nail




_________________________________________________________________________________


Acnes, você tem? Saiba como tratar
  
Camila Mendonça




   Um pesadelo para quem está vivendo à adolescência, a acne está presente em cerca de 80% dos rostos dos novinhos, podendo em alguns casos aparecer em mulheres com idade mais avançada acima de 20 anos, isso porque ela pode ser causada por uma doença de predisposição genética, cuja à aparição pode depender de fatores como alteração dos hormônios sexuais, por isso pode afetar em maior parte os adolescentes. Isso porque nesta idade os hormônios começam a ser produzidos pelo organismo. A espinha também é identificada como dermatose, ou seja, uma doença de pele que atinge o conjunto pilossebáceo, que significa o conjunto entre pêlo e glândula sebácea.
  As manifestações da doença ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilossebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
  Além desses fatores e também da predisposição genética, quando a pessoa já nasce com tendência a desenvolver o problema, existem outros fatores que podem contribuir a causa ou para agravar o problema, são eles:


Desequilíbrio Hormonal: Pois é na puberdade que o adolescente tem os seus hormônios sexuais estimulados e com a ativação dos hormônios masculinos ocorre uma reação nas glândulas sebáceas, propiciando o aparecimento da acne;

- Fatores hereditários: existem famílias inteiras de acnéicos. Nestes casos, a partir de 10 anos é possível prever o aparecimento da acne;


- Ovários: ocorre nas mulheres portadoras de uma disfunção que não transforma o hormônio masculino (andrógeno) em feminino (estrógeno);

- Uso de cosméticos: os produtos gordurosos ou oleosos (como as bases e cremes hidratantes, por exemplo) podem trazer acne até para quem nunca teve este tipo de doença, nem na adolescência;

Tratamento:
 Bem a acne não tem cura, mas existem algumas maneiras de driblar suas aparições. Primeiro a visita ao dermatologista é essencial, para que este reconheça o grau do problema e possa indicar os produtos corretos. Nas acnes de grau mais leve, o tratamento pode ser feito a base de cremes específicos e o uso de sabonetes esfoliantes, ou ainda géis tópicos que ajudam na limpeza e controle de oleosidade da pele, já para as acnes de grau mais avançado o tratamento pode incluir comprimidos ou antibióticos.


Além disso, é importante não mexer no lugar infeccionado, pois a mão suja pode agravar o problema, o ideal é manter a calma e usar dos tratamentos indicados por seu dermatologista.


_________________________________________________________________________________





Chocolate alegra e faz bem ao coração

Especialistas recomendam o uso do chocolate e alegam outros benefícios que o consumo pode trazer a saúde

                                      
Reprodução Google

Camila Mendonça

  Com a páscoa se aproximando, resistir ao chocolate parece tarefa quase que impossível para a maioria das pessoas, até mesmo para aquelas que se alimentam de maneira regrada o ano todo. Mas a tentação pode não ser tão perigosa assim se consumida com cautela, pois o chocolate pode trazer muitos benefícios a saúde e não somente aquela sensação maravilhosa de prazer que já conhecemos.



     Para que o chocolate se torne uma opção saudável devemos optar pelas versões com menos açúcar e com maior teor de cacau em sua composição. A manteiga de cacau está presente na fabricação de todos os chocolates a diferença é que os chocolates que oferecem maiores benefícios ao nosso organismo, além de ter manteiga como ingrediente consiste de maior quantidade de cacau em pó. Segundo a nutricionista do colégio Sesi, Doutora Wilma o Alimento é rico  em polifenóis, entre eles o flavonóide com ação antioxidante que ajuda na neutralização dos efeitos causados pelos radicais livres, advindos de estresse, poluição, inflamações e também a má alimentação.   
           


     Enquanto os chocolates ao leite só oferecem cerca de 100 ug de polifenóis do cacau a cada 100 gramas de chocolate, o amargo pode oferecer cerca de 3600 ug, o que significa que os chocolates amargos podem trazer maiores benefícios a saúde se comparados aos convencionais. As quantidades de cacau em pó encontradas nos chocolates podem variar de 50%, 60%, 70% e até 85% e o melhor, estas versões já são encontradas facilmente pelos consumidores em lojas de produtos naturais e as tradicionais lojas como a cacau Show que possui grande variedade em seus produtos.



Tratamentos



     O chocolate amargo pode reduzir os riscos de pessoas que já sofreram de Acidente vascular cerebral (AVC). Segundo um estudo realizado por cientistas da Universidade de Johns Hopkins um composto chamado epicatequina encontrado no cacau, contribui na proteção das células nervosas. Além disso, o cacau também pode ajudar na proteção e cuidado com a pele, no alimento há um extrato vegetal composto por ácidos graxos que contém uma excelente propriedade no que se diz respeito à hidratação, pois ele evita o ressecamento da pele e a perda de água.



     O ideal é que não ultrapassemos o limite máximo de cinqüenta gramas, sendo assim o chocolate, de preferência o amargo pode e deve ser consumido diariamente aumentando o bem estar e eliminando o estresse.
_________________________________________________________________________________

7 dicas para ter uma boa saúde


Jéssica Fabris



Olá queridos leitores, hoje darei algumas dicas que segundo especialistas garantem uma vida mais tranquila e uma boa saúde, pois com a correria do nosso dia-a- dia esquecemos de dar à devida atenção ao nosso corpo.



Confira: 


Controle a pressão arterial regularmente. 


        
Adote o hábito de não colocar sal na comida. Isso ajudará a manter valores normais de pressão arterial e melhorará a circulação sanguínea. A falta de irrigação cerebral é causa de insônia e sensação de cansaço prolongado. 


             Faça exercícios de manhã. 


Procure não fazê-los à noite porque a liberação de certas substâncias estimulantes (endorfinas) impede um sono profundo, necessário para reequilibrar o metabolismo.



 Faça as refeições mais fortes durante o dia e tenha uma alimentação leve à noite. 


Vários estudos revelam que o organismo usa as energias calóricas principalmente durante o dia, enquanto à noite tende a armazená-las. 

Durma o número de horas de que o seu corpo precisa. 


Se o seu relógio biológico exige seis ou oito horas, você saberá disso melhor do que ninguém. Respeite o seu ritmo para ter um rendimento melhor. 



 Não veja televisão durante muitas horas, principalmente antes de ir dormir.


Isso altera o período REM do sonho, a fase em que se sonha. 

 Mantenha horários regulares para as refeições e controle o seu peso. 


Consulte um médico para definir o seu peso ideal. Tanto o excesso de peso como a magreza excessiva desequilibram as funções orgânicas e o relógio biológico. 

 Faça pausas regulares entre as suas atividades diárias e semanais.


 O metabolismo precisa das pausas para se reequilibrar e compensar os déficits próprios da vida cotidiana. 


Importante lembrar também que:
  • Dormir, acordar e comer são as atividades essenciais que regulam a atividade global do nosso organismo.
  • Os distúrbios do sono (insônia, hipersonia) são as primeiras manifestações da alteração do relógio biológico. Não deixe de consultar seu médico diante desses problemas.
  • Transtornos como abulia (falta de vontade de fazer qualquer coisa) e fadiga crônica merecem atenção e devem ser tratados de maneira definit
                      Fotos: Reprodução Google
_________________________________________________________________________________




Preparando a pele antes da maquiagem.


Camila Mendonça


                      



     Maquiagens lindas e mega elaboradas são os desejos de todas as mulheres vaidosas, mas estar em harmonia com os tons da moda que rodeiam o mundo da make não é o suficiente para se sentir radiante. Para uma make impecável alguns cuidados essenciais como preparar o rosto antes de receber a maquiagem ajudam a eliminar a oleosidade e controlar o ph da pele, fatores importantes para que a maquiagem seja mais duradoura.

    O importante é manter uma rotina diária de cuidados com a pele com o uso de sabonetes líquidos ou gel de limpeza de preferência, indicados para cada tipo de pele, ou seja, pessoas de pele oleosa devem atentar para produtos que eliminem a oleosidade da pele, já as de pele seca devem usar produtos que dêem a pele um tom de luminosidade, mas nada de exageros, Ok.

    Depois da pele limpa é hora de tonificar e hidratar a pele, no mercado já existem produtos três em um que limpam, tonifica e hidrata a pele, tudo isso em um só passo. Se for se maquiar durante o dia, não se esqueça de um filtro solar, o ideal é que ele seja aplicado depois da limpeza e hidratação, feito isso, aguarde uns minutinhos até que o filtro estabilize na pele e comece aplicando um primer fixador livre de óleo para a pele não ficar muito carregada na hora de receber a base.

    Pronto gatinhas, sua pele já está limpa e hidratada para receber a base. Antes de fazer a escolha do tom meninas é necessário fazer um teste prévio para não errar a cor, prefira uma base de qualidade, com o preço bom, mas que valorize a sua pele e ajude a manter hidratada.  Lembre se não adianta você estar com uma maquiagem linda e maravilhosa se você não cuidar dela assim como cuida das outras partes do seu corpo, até porque nem sempre dá pra sair maquiada e na ausência dela, por que não continuar linda e com a pele saudável?

                         




Pois bem, agora é só usar e abusar das cores que estão na moda e sair arrasando por ai.


Fotos: Reprodução Google


_________________________________________________________________________________



Estação Verão. Saiba aproveitar


Djalma Júnior




O verão está aí e com ele são necessários vários cuidados com a saúde.  Por mais que seja a época mais esperada do ano pela maioria das pessoas, é uma época que necessita de muita atenção.

Uma boa atividade física, alimentação saudável e disposição podem fazer do seu verão o melhor período de se viver, se bem aproveitado.

Para a nutricionista e aluna de pós-graduação em Nutrição Clínica e Funcional, Cíntia Lima uma boa alimentação está referida ao equilíbrio de vida de cada pessoa. “Devemos, antes de tudo, entender que existe uma diferença entre comer e se alimentar. Enquanto comer consiste meramente no ato de ingerir o alimento, alimentar-se vai mais além, pois envolvem escolhas inteligentes e saudáveis na qual o alimento, além de promover saciedade, irá contribuir para a nutrição do organismo como um todo, afirma Cíntia. ”A alimentação deve estar adequada a cada indivíduo, respeitando sua individualidade bioquímica, ciclo de vida, seu estado fisiológico, alterações patológicas”. Por isso, nem sempre a necessidade de um será semelhante a do outro”, enfatiza. 

Quando o assunto é atividade física as pessoas não devem colocar dificuldades para praticarem um bom e leve esporte. Além de aumentar a sua vitalidade, o indivíduo estimula áreas como o bom-humor e a autoestima que são essenciais durante as atividades diárias. Para o educador físico Jackson Nogueira, da Breakit Assessoria Esportiva, os exercícios podem ser realizados por pessoas das mais variadas idades.




 “Independente da faixa etária, as atividades físicas podem ser realizadas por qualquer indivíduo, respeitando sempre a individualidade biológica de cada um. Essa individualidade vai determinar qual atividade mais adequada e o tempo”, declara Nogueira.


Aqui vão mais algumas dicas que estes especialistas deixaram para que você desfrute ainda mais deste prazeroso e tão esperado verão.


1.      Fracionar a alimentação: realizar no mínimo 5 refeições/dia (as 3 principais + 2lanches);

2.       Evite jejum prolongado; Não espere sentir muita fome para se alimentar;
3.      Tenha sempre uma fruta, de sua preferência, disponível para os lanches; 

4.      Leve sempre consigo uma garrafinha com água para evitar o esquecimento;
5.       Aumente a ingestão durante a prática de atividade física. Quando ingerir bebidas alcoólicas, também aumente o consumo de água, pois o álcool contribui para a desidratação;


    É necessário que as pessoas procurem os centros esportivos mais próximos das suas casas ou dos seus trabalhos. Essa atitude minimizará o fator principal para se iniciar uma atividade que é o tempo de deslocamento.


    Pratique atividade física. Aproveite que a estação favorece...  Atividades em grupo podem ser mais prazerosas! Realize caminhadas, dance, pedale. Procure a atividade que mais lhe agrada!
  
Fotos: Reprodução Google
_________________________________________________________________________________

 Bebeu água ?


Camila Mendonça




Olá amorecos, hoje a dica é sobre um líquido muito importante em nossas vidinhas, a água gente, claro!!

Pra quem não sabe o nosso corpo é composto em sua maior parte pela água. Pois é, esse liquidozinho puro e inodoro, rs está distribuído em cerca de 60% circulando entre os nossos tecidos, células, artérias e veias, além de ser a grande responsável em levar oxigênio e nutrientes, como carboidratos, proteínas e sais minerais para o nosso organismo.

O organismo é quem controla a água presente em nosso corpo, apresentando um equilíbrio constante entre a quantidade ingerida e a perda por meio das secreções, urina, fezes e suor.

Além de ajudar no processo de digestão, a água também pode ser consumida através de alguns alimentos, como os legumes e as frutas, riquíssimas em vitaminas e que contém grande quantidade de água, entre elas podemos listar a pêra, melância, abacaxi e maçã. 


    

 Meninas, vocês sabiam?? A água também é muito importante para quem quer manter pele e cabelos bonitos, viu!!. O ideal é que seja consumido de 8 a 10 copos de água por dia, podendo ser maior no caso de pessoas que praticam atividade física.



Ah, outra delícia é a nossa querida água de coco, que nos dias quente ajuda a hidratar bastante. Considerada um isotônico natural pelos praticantes de atividade física, por conter sais e nutriente.  Mas cuidado esta maravilha pode ser um pouco calórica, se consumida em grande quantidade, 100 ml seria a quantidade de nutrientes ideal, contendo 250 mg de potássio (a porcentagem total das necessidades diárias) e 105 mg de sódio (metade do valor recomendado por dia), além de boas doses de cálcio, magnésio e vitamina C, bem acho que um coco já está de bom tamanho, né??


  

Gente, ta esperando o que? Coloca sua garrafinha pra encher já!

     Fotos: Reprodução Google
                                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário